terça-feira, 9 de junho de 2015

Sistemas de encadernação correntes

Vamos falar um pouco de encadernações. Tentaremos dar uma panorâmica dos vários tipos de encadernação mais correntes no mercado e das suas principais características.

Desde há muito que as encadernações pretendem complementar um bom conteúdo com uma forma distintiva, para lhe conferir maior ênfase.

Há algumas décadas, era comum fazerem-se encadernações com colas ou cosidas. Mas estas soluções eram complicadas, trabalhosas e morosas, embora ainda se façam com recurso a empresas da área gráfica.

Mais recentemente, aparecereram encadernações com lombadas plásticas.


As mais simples, e que não necessitam de equipamentos, são as de baguetes plásticas. Ainda hoje muito utlizadas na formatação de curricula, de trabalhos académicos e alguns relatórios, tais como apresentações de contas de empresas e condomínios.

Com as baguetes plásticas, basta uma baguete que, junto com um acetato de encadernação (que faz habitualmente de capa), o texto/trabalho/curriculum e uma cartolina (compondo a contracapa), consegue-se uma apresentação diferenciada, simples, barata e com bom gosto.
Este tipo de encadernação permite "desmontar" o conjunto facilmente para alterar o conteúdo e encadernar de novo.

Lombadas plásticas de anéis (sistema com bind)

O sistema Com bind, por lombadas plásticas de anéis (ou argolas) foi o primeiro sistema a ganhar forte popularidade pelo preço baixo, facilidade de execução das encadernações e pela versatilidade pois o diâmetro possível vai até aos 51mm, permintindo fazer encadernações muito volumosas.

Este sistema de encadernação baseia-se em máquinas de encadernar (encadernadoras com bind) que fazem a furação das folhas a encadernar, abrem e seguram as lombadas para se inserir o trabalho e finalmente deixam que os anéis se fechem. Pode visualizar este processo de encadernação no seguinte vídeo:


As lombadas plásticas existentes têm diâmetros entre 6 mm e 51 mm, para que se ajustem perfeitamente ao volume a encadernar. Existem em várias cores, ajudando a personalizar o projecto.
As lombadas de medidas de diâmetro menores apresentam-se em embalagens de 100 unidades e as de medidas maiores apresentam-se em embalagens de 50 unidades.


O sistema de argolas metálicas duplas produz encadernações com óptimo aspecto, sendo muito utilizado na confecção de calendários com várias folhas, e pequenos projectos. O grande inconveniente deste sistema encontra-se na sua pequena versatilidade, uma vez que o diâmetro máximo de argolas que admite são 14 mm.
Este sistema de encadernação utiliza encadernadoras próprias, que perfuram as folhas, seguram as argolas para se introduzirem as folhas e por último apertam as argolas de encadernação, fechando-as e finalizando assim a encadernação. Pode visualizar um vídeo demonstrativo deste processo a seguir:



Estas argolas metálicas têm normalmente o passo 3:1 (significa 3 furos - ou anéis - por 1 polegada) sendo constituidas por um total de 34 anéis duplos.

No mercado português, as cores mais típicas nestas argolas de encadernação são: brancas, pretas ou prateadas


A encadernação térmica é muito simples. Utiliza uma encadernadora onde se coloca a capa térmica com o projecto, a máquina aquece a lombada da capa (que tem uma cola que actua por aquecimento) agregando todo o trabalho. Depois basta deixar arrefecer a encadernação no suporte apropriado. Pode visualizar o processo de encadernação térmica no seguinte vídeo:




As capas de encadernação térmica costumam ter a frente transparente e a contracapa opaca, tipicamente de cor branca. As medidas de lombada em comercialização vão de 1,5mm a 12 mm.


Trata-se do sistema actualmente mais em voga, na medida em que alia a vesatilidade de um amplo leque de diâmetros de espirais (de 6mm a 50mm) com a elegância e robustez que o metal oferece a estas encadernações.



Este processo de encadernação é muito simples. Utiliza uma encadernadora que efectua a furação nos documentos (normalmente passo 5:1, ou seja, 5 furos por polegada). Posteriormente, "enrosca-se" a espiral ao longo da furação do projecto e por fim com a ajuda de um alicate, faz-se a terminação de modo a que a espiral não "desenrosque". Podemos ver um vídeo que mostra toda a operação em pormenor:



Comercializamos todas as medidas de diâmetro em preto e, em diâmetros até 24mm também em prateado.

Encadernação por pressão (sistema Impress bind)

O sistema de encadernação por pressão, consegue o paradoxo de ser o mais simples e em simultâneo o mais elegante e com mais impacto. Este sistema utiliza capas cuja lombada inclui um perfil metálico que, uma vez com o conteúdo a encadernar, leva-se à encadernadora e esta apenas prensa a lombada, que "crava" o miolo. Parece demasiado simples? Vamos ver em video como se processa este sistema:

 

As capas para este tipo de encadernação não são baratas, o que dificulta uma maior popularização deste sistema. Há capas mais simples, cuja capa é transparente, capas mais uniformes, opacas e, para apresentações de extrema elegâcia, as capas channel.

 Pode encontrar uma gama muito completa de equipamentos e consumíveis para encadernação na nossa loja on line.

Sem comentários: