quarta-feira, 15 de julho de 2015

Rolos de papel - como caracterizar

Surgem imensas dúvidas a respeito de rolos de papel. Vamos então dedicar esta publicação è temática dos rolos de papel para ajudar a entender a caracterização dos mesmos.

Para se caracterizar um rolo de papel, é necessário saber-se:

O tipo de papel que o compõe (papel "normal", papel térmico, papel autocopiativo (neste caso é fundamental saber o número de "vias" que se pretendem imprimir), papel fotográfico, etc.

Depois há que saber as medidas do rolo, sendo que as medidas dos rolos são 3, e todas em milímetros:
A primeira refere-se à largura do rolo
A segunda refere-se ao diâmetro total do rolo
A terceira define o diâmetro do furo interior.

Assim, quando nos referimos a um rolo térmico 57x45x11 (muito utilizado em terminais de pagamento multibanco), estamos a falar de um rolo de papel térmico (qualidade do papel) e informamos que o rolo tem 57mm de largura, um diâmetro exterior de 45mm e um diâmetro do furo interior de 11mm. Como se exemplifica na imagem a seguir.


A medida da largura do papel tem importância pois a tira de papel do rolo tem que passar pelo mecanismo da máquina (não pode ser mais larga demais senão não passa no mecanismo da máquina) e a impressão deve ficar toda impressa no papel (não pode ser demasiado estreito para não criar problemas de impressão).

No que se refere à medida do diâmetro exterior, ele deve ser o maior possível que a máquina aceite. Muitas máquinas possuem um compartimento para acondicionar o rolo, pelo que o rolo tem que caber lá dentro. Assim, um rolo térmico 57x40x11 pode não caber em terminais de multbanco mais recentes, que só admitem rolos de 30mm de diâmetro. Todavia, um rolo 57x30x11 é sempre compatível com máquinas que aceitem o 57x40x11. Rolos mais estreitos são sempre compatíveis.

Mas se assim é, porque não se usam rolos de diâmetro inferior?
Por duas razões:
1º porque o metro linear de papel do rolo fica usualmente mais barato em rolos de maior diâmetro.
2º e mais importante, porque quanto menor for o diâmetro, menos papel o rolo tem, o que obriga a mais interrupções para substituição do mesmo, com as naturais consequências em quebras de produtividade.

Assim, aconselhamos a utilização de rolos com o maior diâmetro possível que a máquina admita.

Quanto ao tubinho que faz o furo interior do rolo e costuma ser fabricado em cartão ou plástico, vai definir o diâmetro do suporte do rolo, ou seja seja deve ser o mais fino possível desde que entre folgadamente no suporte da máquina. Estes tubinhos, têm a dupla função de definir o diâmetro do suporte, como também de servir de base à fabricação do próprio rolo, já que é em torno dele que o papel se enrola.

É normal que o rolo, ao chegar ao fim, tenha uma impressão avermelhada esbatida, que serve para avisar que o papel se está a esgotar e é necessário mudar o rolo.

Os rolos de papel têm imensas aplicações:
Para terminais de pagamento multibanco;
Para impressoras de talões;
para impressão de desenhos e projectos (em plotters);
Para telex, embora estes rolos que se usavam em telex se usem actualmente na emissão de bilhetes de aviões, sendo muito úteis para companhias aéreas.

Sem comentários: