sábado, 23 de janeiro de 2016

Notas sobre arquivo suspenso

O arquivo suspenso é composto por capas que se suspendem em varetas, sendo muito útil a pessoas e empresas que trabalhem com muitos processos.

Embora não seja muito divulgado em Portugal, este sistema de arquivo permite encontrar e aceder muito rapidamente à informação pretendida, constituindo uma excelente forma de organizar a informação.

A sua utilidade sobressai essencialmente em áreas que funcionam com processos, como na gestão de recursos humanos, medicina (processos de pacientes), advogacia, entre outras.



Estas capas suspensas têm diversos tamanhos, que são ditados pelos suportes para as mesmas, na medida em que é a largura entre as guias de suporte que obriga  a determinado tamanho de vareta das capas.

As capas de suspensão possuem um visor que simplifica a identificação do respectivo conteúdo de forma rápida e intuitiva. A posição do visor na capa depende da forma de acesso ao seu conteúdo. Podem ser adquiridas tiras de papel para visores, de modo a alterar a descrição do conteúdo de forma simples e rápida.

Assim, sempre que as capas se encontrem em suportes de caixas, de carros ou ainda em gavetas, o seu visor deve encontrar-se na parte superior da capa, preso a uma das suas varetas de suporte, pois o acesso à informação faz-se pelo lado de cima da capa.



Nos casos em que se acede ao conteúdo das capas lateralmente, o visor deve encontrar-se também na lateral da capa, de modo a cumprir cabalmente a sua função. O acesso lateral ao conteúdo das capas faz-se quando as mesmas se encontram suspensas em prateleiras de armários ou de estantes. Este sistema, embora menos utilizado, permite o arquivo de grandes  volumes de informação.



Para se saber o tamanho das capas a adquirir, temos:
  • A4 - distância entre guias de cerca de 33 cm;
  • Fólio - distância entre guias de cerca de 36,5 cm;
  • Fólio prolongado - distância entre guias de cerca de 38 cm.
Tipicamente, a lombada destas capas é em "V", tendo as laterais das capas vincos que permitem ampliar a sua capacidade de arquivo. Porém, existem capas com lombada em "U", normalmente reforçada,  e que se adequam especialmente a processos volumosos.

Em resumo temos:


A nossa empresa comercializa várias soluções dentro deste tipo de arquivo, tendo seguramente uma opção adequada às várias necessidades. No nosso site, os suportes para capas incluem na aba "produtos relacionados" as capas que servem neles a fim de evitar a aquisição de artigos que não sejam compatíveis. Em todo o caso, sempre que existam dúvidas não hesitem em nos contactar.

Sem comentários: